

Marsala | O Vinho





Situada na costa da Sicília, encontramos a cidade de Marsala, famosa pela história renascentista, pelos sítios arqueológicos, pelas belas paisagens que emolduram o pôr-do-sol, e pela reserva natural com suas salinas. Mas, acima de tudo, a cidade é famosa pelo Vinho Marsala, bebida que encanta o mundo.
O Vinho Marsala, encorpado e envelhecido, é originário de uma fermentação interrompida pela adição de destilado de uva, como ocorre com o Vinho do Porto, Jerez e também o vinho Madeira, é portanto a versão italiana e mediterrânea do conceito de uma bebida fortificada feita puramente de uva, tanto fermentada como destilada.
Este aperivito exótico e digestivo, com seus aromas de frutas secas e especiarias, como noz moscada, seduz quem o conhece, que entre suas marcantes características possui uma coloração sem igual.
A história ainda nos conta que o Vinho Marsala é, na realidade, uma descoberta inglesa! Um comerciante chamado John Woodhouse desembarcou na cidade de Marsala, no século 18, forçado por uma tempestade. Provou um vinho local numa taberna, e resolveu levar um lote para comercializar em sua terra natal. Para evitar problemas de conservação durante a viagem, acrescentou aguardente de vinho nos barris. Já na Inglaterra, percebeu que o vinho havia se modificado muito, e para melhor! Ele batizou esse vinho de Marsala, e voltando à Sicília, montou sua própria vinícola!
O Marsala é produzido a partir de uvas locais, muitas vezes plantadas a somente 1 km de distância do mar. As cepas utilizadas nesse vinho são Catarratto, Grillo, Inzolia, Damaschino, Pignattello, Nero d’Avola e Nerello Mascalese.
A Omicron Mônaco Tapetes te propõe um brinde, deixe-se envolver por Marsala.
